A presença da cerâmica nos ambientes contemporâneos

terra_catarinacarvoeira_01

A presença da cerâmica nos ambientes contemporâneos, seja na forma de objetos ou revestimentos, tem se intensificado exponencialmente. Este material “camaleônico” tem demonstrado que sua condição de expressar as mais diversas linguagens formais e superficiais faz com que sua presença em nossos cenários diários se perpetue e amplie de modo significativo.

Presente em nossa cultura desde a descoberta do fogo, na forma de vasilhames para conter alimentos e líquidos, a cerâmica se transformou num veículo essencial no design de superfícies, uma vez que consegue transmitir as mais variadas sensações aos usuários de espaços urbanos e arquitetônicos, sejam eles residenciais ou comerciais (e este valor é reconhecido tanto no ocidente como no oriente). O estado da arte da cerâmica de revestimento nos últimos 20 anos evoluiu com grande rapidez, e agregou novos significados, uma vez que a tecnologia de produção se transformou qualitativamente.

Dessa maneira, os designers, profissionais que trabalham diretamente com as novas configurações estético-formais dos produtos, podem explorar com excelência o valor simbólico dos mesmos, a partir de relevos, texturas e efeitos cromáticos. Neste caso, a evolução se deu tanto nos produtos artesanais como aqueles produzidos industrialmente.

terra_catarinacarvoeira_02

É possível resgatar e reproduzir produtos e processos que atualmente estão superados tecnologicamente porém permanecem vivos em nossa memória afetiva pois estão associados às nossas vivências pessoais, provocando emoções. Nossos sentidos são aguçados no momento em que determinado produto recupera não somente sua imagem mas estimula nossos sentidos tátil e olfativo. Talvez seja esta a explicação para tantos resgates de produtos que já se transforam em ícones de determinados períodos históricos, revistos e reinterpretados. Pessoalmente, consideramos espetacular esta incessante pesquisa em busca de novas linguagens para produtos consagrados pelos usuários e sua inserção nos espaços construídos. Um ótimo exemplo é o êxito que o revestimento “Terra Catarina Carvoeira” tem provocado no mercado de acabamentos: um produto consagrado como o tijolo à vista porém como uma linguagem inovadora e contemporânea a qual identifica seu processo produtivo em altas temperaturas produzindo efeitos inesperados, uma vez que cada peça é única. Unimos neste projeto originalidade e tradição, criatividade e imperfeição, emoção e memória da região Sul do Estado de Santa Catarina, onde a produção cerâmica é secular, dada a disponibilidade das matérias primas, desde as épocas anteriores aos descobrimento do Brasil. Inicialmente as argilas foram utilizadas artesanalmente pelos povos indígenas e posteriormente por imigrantes europeus que sistematizaram a produção de tijolos,telhas e revestimentos.

O projeto para a empresa Olívia Revestimentos Sustentáveis compreendeu desde a construção da marca da empresa como apoio ao mkt e divulgação e design dos revestimentos.

terra_catarinacarvoeira_03

Informação

Olívia Revestimentos Sustentáveis
www.oliviarevestimentos.com.br

También te puede interesar